quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Exposição em Floripa!



Flores que eu não sei o nome, por Paulo Valle.

A abertura da Exposição é amanhã na COR galeria de arte!!



-----------------------------------------------------------------

Donamariablog@gmail.com

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chá, arte e rua!


Garotas que adoram arte urbana e chá, estão colorindo e transmitindo novos 'sabores' através da arte pelas ruas de Joinville/SC.















Mas o que tem a ver chá, arte e rua? TUDO A VER!!



(quatro das cinco meninas do Coletivo Chá)



As 5 gurias, com idade entre 19 e 27 anos, estão espalhando pelas ruas da cidade cores, mensagens e sentimentos. Cada uma tem seu próprio intuito, mas viram que a união fortalece um grupo. A princípio as reuniões serviam para as meninas trocarem idéias e claro, tomar chá, mas as coisas deram tão certo que elas decidiram montar o COLETIVO CHÁ.



(Trabalho feito pelo Coletivo Chá no Bar pixel)




" Assim como o chá, o coletivo é formado por sabores (idéias e pessoas) diferentes, e que ao se juntarem, formam um único sabor que se transforma no Coletivo Chá."


O projeto evoluiu, ganhou proporções maiores e a proximidade com artistas urbanos e o gosto por algumas técnicas levaram as meninas a utilizar uma forma simples e rápida para passar as diversas mensagens do coletivo: o 'lambe-Lambe'.


Os trabalhos são feitos em folhas de papeis, coloridos com tintas e canetas que não saem com água e são resistentes ao tempo. E para colar, elas utilizam as técnicas de Lambe-lambe: a cola branca com um pouco de água, ou uma mistura feita com farinha. A exposição feita principalmente nas ruas foi uma escolha com a intenção de atingir o maior público possível, sem rótulos e sem distinção.


Como as meninas gostam de dizer : " Não tem problema se o cara não tem costume de ir a museus ou a uma exposição, a gente bota a exposição onde ele pode ser pego de surpresa e ver". Elas já fizeram exposições em lugares fechados e utilizando outras técnicas nas obras. Gostaram da experiência, mas afirmam que a essência do coletivo está na rua.




(PerRaps- Coletivo Chá no dia Internacional da Mulher)



O coletivo é formado por Camila (Designer), Fernanda (Diretora de Arte), Ana (Redatora publicitária), Mariê (Fotografa) e Mariana (designer). Os temas usados são diversos e podem mudar de tempos em tempos. Elas expressão desde idéias lúdicas até idéias referentes ao cotidiano.


- Camila procura abordar em seus desenhos, conceitos pessoais como libertação animal-veganismo, anti-racismo, anti-homofobia e vida livre de drogas - straighttedge.


- Fernanda mostra um mundo lúdico de doces que trazem sensações e sonhos ao serem vistos.


- Ana dá espaços em seus desenhos para os animais, procurando expor direitos que devem ser respeitados.


- Mariê tem seus desenhos como um espelho, mostra seus valores, idéias e visões.


- Mariana passa a idéia da diversidade, da diferença.



"A intenção é fazer com que as pessoas percebam a cidade de uma maneira diferente, mais leve e alegre, mesmo estando rodeada de negativismo diariamente." Camila- Camixxx



" Acredito que juntas temos mais força de expressão, além de fortalecermos ideias e lutarmos por o que acreditamos." Fernanda- Goma




" Por estarem nas ruas, os desenhos são totalmente livres e abertos para as mais diferentes interpretações." Ana- Ana C.



" Além de compartilhar experiências e vivências com meninas muito especiais e diferentes, o intuito é colorir e explorar o mobiliário urbano (geralmente e tipicamente cinza)" Mariê- M.


" A intenção, além de me expressar com os meus desenhos e mostrar possibilidades e ideias diferentes a quem passa na rua, é me libertar um pouco da rotina de faculdade e trabalho. Se descuidar, ela acaba engolindo a gente." Mariana- Mari



Clique aqui e confira a página das meninas no Facebook!!!

Clique aqui e confira o site das meninas!

Clique aqui e siga o Coletivo chá no twitter!


segue o email do Coletivo Chá para contato: coletivocha@gmail.com

----------------------------------------------------


e ai ? O que achou do chá das meninas?? gostou da técnica? não conhecia? quer fazer e tem dúvidas ainda? deixa um comentário ou manda email pro Donamaria!!

sugestões de postagens, dicas, críticas: donamariablog@gmail.com


grande beijo às Marias e amigos!