sábado, 10 de outubro de 2009

MC GRA, a voz feminina no Rap.

Poetiza Gra, mora em floripa tem 26 anos, é MC e realiza trabalhos sociais.



Quando pequena decorava musicas com muita facilidade, percebendo isso sua mãe a matriculou em uma escola de musica.

Seu pai, o maior incentivador, era radialista, viva cantarolando pela casa, varias vezes Graziela tinha que ir junto com ele para o trabalho e ela ficava pirando nos microfones e nos vinis...

A mais ou menos 20 anos cantando Poetiza Gra se diz bem eclética, mas as musicas que trazem letras de protesto, de contexto social, Musicas que tragam uma história ou uma lição de vida são as que mais chamam sua atenção. Não importa muito o estilo que é a musica!

Além de cantar ela toca diversos instrumentos. É formada em violão popular, já fez aulas de repercussão e coro, e tocou guitarra em uma banda de Punk Rock.



E porque o rap?



“Me apaixonei pelo Freestyle!! Simplesmente! E com ele veio toda a cultura Hip Hop! Amo improviso e tudo que é feito de improviso!! E vários outros fatores, adoro musicas de protesto desde samba as ladainhas de Capoeira até as Mpbs escritas na época da ditadura que deixou essa escola de metáforas, que pra mim enriquecem muito Às poesias. Amo!!”




Ela cita Nelson Viana e Mpc da Digital Dubs como parceiros que dão muita força no seu trabalho, eles auxiliam na produção das musicas, Gra ajuda na produção de beats, mas ainda não tem conhecimento suficiente dos programas para produzir tudo sozinha e aplicar suas viagens musicais.

Em suas musicas ela escreve situações que passou e dicas que podem servir para não repetir alguns erros. Desse jeito ela guarda as lições da vida.

A respeito da polemica, “ganhar dinheiro” e “se vender”, que existe dentro do rap ela diz que não vai a lugar nenhum por conta do dinheiro, resistência pura. É a favor do rap por sobrevivência, independência e felicidade, não exclusivamente pelo dinheiro.



“Quando o sentido da vida se torna a grana perdi a graça pra mim, perdi a cor e o sabor.”




Qual sensação ao cantar?



“Nossa, a melhor que existe, tipo sexo!! Se tornou o que mais amo fazer, subir no palco e cantar!”



Hobby ou Profissão?



Poetiza Gra ainda não sabe se vai fazer o rap virar seu trabalho, por enquanto seu sustento é com trabalhos sociais, lida com crianças e adolescentes que a aproxima muito da cultura e dos seus princípios.



“Amo cada uma das crianças e adolescentes com quem trabalho, eles são meus brothers e tem um brilho de descoberta que a nada se compara.”





Graziela Cristina Figueiredo Rillo – Poetiza Gra - deixa um recado pras donas marias e amigos que estão por ae...

Muita força e fé pra todos!! Sorriam por que esse pode ser seu último momento, dia ou hora dessa passagem! Tente sempre ver o lado bom das coisas a vida é curta demais para o contrário! E correeeeee dos vampia (vampiros)... não são inofensivos como parecem!!

O abraço mais gostoso e apertado para a minha família e amigos!! Saudades masters...

Bejussss da Mc Poetiza Gra!!

Contato: poetizagra@hotmail.com

http://www.myspace.com/poetizagra

5 comentários:

  1. Mto bom a materiia meu...
    curtii..
    tava faltando voz feminina no rap em floriipa..
    agora falta ouvir os sons da mina né...
    Mas curti mto a materia marias...
    Bjaoo
    segueeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Força feminina no rap de floripa...
    Força na caminhada que é longa...

    positividade sempree!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei ter participado do Blog tá lindo!!!;) as materias estão iradasss! Adorei a da nNeka simplismente amo o som dela e todas as outras guerreiras!!
    Parabens pelo Blog e o trabalho!!!
    Queens Sounds representa a ilha!!
    Mc Gra

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta reportagem. Graziela poetiza na música e na capoeira.

    ResponderExcluir
  5. a mina é fera...
    e minha xará, firme e forte guerrreira d fé!

    ResponderExcluir