quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Amor e Dança!

A dança de rua tem seus primeiros registros em 1929, durante a época da crise econômica dos EUA, quando os músicos e dançarinas de cabarés perdem seus empregos e vem na rua um refúgio para expor seu trabalho.Com o passar dos anos esta dança foi se dividindo em vários estilos, como o funk, soul e break.
No brasil a dança de rua aderiu uma mistura que abrange muitos etilos, a intenção de coreografia começou a definir o estilo dessa dança. A criação de grupos de dança de rua é o primeiro passo para a divulgação do trabalho, pois dá ênfase ao lado social da dança.
Nosso post fica por conta das dançarinas de hip hop de Floripa, aqui vamos mostrar um pouco dos seus trabalhos, na arte e na dança e expor suas idéias em relação ao movimento Hip Hop.
Descobrimos histórias maravilhosas e o verdadeiro amor pela dança...




Tuanny ou Tuka, 18 anos, estudante de Design de Moda, integrante do grupo Hip Hop Soul.

Desde os 7 anos envolvida com dança, aos 16 descobriu o hip-hop e com o tempo criou sonhos e conquistas dentro desse estilo. Ela diz que no começo, familiares não aprovavam e a olhavam de cara feia pela escolha que tinha feito, mesmo assim continuou. Essa não foi a única dificuldade que teve de superar, em uma apresentação sofreu um acidente onde teve que parar de dançar por certo tempo, mas não abandonou os sonhos.
Tuanny conta que muita gente em busca de reconhecimento acaba perdendo a essência da dança. Inspirada por grandes nomes da dança e principalmente pela lembrança de seu avô, ela procura reconhecimento, mas sem perder a essência e principalmente sem perder a humildade.

“meus amigos.... Eles me motivam, estar no palco, olhar pro lado e ver que estão junto de mim, enche o olho d’água.”




Rafaelle ou Rafa, 19 anos, estudante de jornalismo, coreógrafa e diretora do grupo So Charm.


Apesar do interesse por outros estilos de dança, confessa que o hip-hop é onde ela transfere todo o sentimento de alegria e energia para sua movimentação. Sempre contou com o apoio da família e amigos, porém como coreógrafa, conta que já passou por situações em que os pais se negam a aceitar ou até mesmo proíbem seus filhos de participar dos grupos de hip-hop. Por puro preconceito com as roupas largas, pelas músicas dos guetos e negros, entre vários outros motivos. Rafaelle luta para que esses tipos de pensamentos mudem.
Ela procura sempre evoluir e espalhar a dança, mas nunca esquecendo que a dança é amor, é amizade, é paz interior!

“Se eu soubesse dizer o que as coisas significam para mim, não haveria a necessidade de dançá-las”.



Rafa e Tuka acham que a união dos grupos de dança é fundamental para o reconhecimento de todos...

“Eu, como coreógrafa, tenho como princípio a união à cima de qualquer coisa. A essência da dança é isso, dança é amor, é amizade e paz.” Diz Rafa.


(Rafa e So Charm, Espetáculo de dança do teatro CIC)




“A humildade nessa hora faz toda a diferença. Você não tá lá pra passar por cima de ninguém, é pra alcançar reconhecimento” conta Tuka.

(Tuka, em várias apresentações de hip hop e dança do ventre)



Um recado e um Salve da Rafa e da Tuka:

RAFA:
“Se você não dança, descubra o que é esse mundo fascinante que conquista a mente, o coração e a vida de qualquer um. Simplesmente dance e seja feliz, pois quem dança sabe o quanto se é mais feliz dançando. E para você que já dança, prolifere amor, música, arte, pois dança é vida. E faça sua parte, pois juntos, faremos a diferença! Dança é vida!!!”

(grupo So Charm, no qual a Rafa é integrante, no festival de dança de Joinville)



TUKA:
“Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho dessa Maria aqui. Muita paz pra todos porque Hip Hop é isso, é arte, é Cultura das ruas! É filosofia, é estilo de vida! E pode crer que quem no Hip Hop está, no Hip Hop ficará! Quem dança é mais Feliz! E você, quer dançar também? Todo mundo pode, é só querer e acreditar! Eu acredito, e você?
Um Salve pra essas minas de responsa Gra & Gis, pra galera do Hip Hop Soul que me ensinou muito, pra todos que acreditaram em mim, e pro "Cara lá de Cima" que me da forças pra continuar!”



(Grupo Hip Hop Soul em primeiro lugar no festival internacional de dança de Curitiba- estréia da Tuka no grupo avançado)


---------

gostou do trabalho delas? segue os contatos:

e-mail da Rafaelle: rafa_lehleh@hotmail.com

página da web de So Charm: http://gruposocharm.blogspot.com/

-----------------------------

e-mail da Tuanny: tuka_anny@hotmail.com

página da web do Grupo Hip Hop Soul: http://fotolog.com/hiphopsoul


------------


Agradecemos a todas as pessoas que de algum jeito estão nos ajudando e todos que acreditam... Obrigada Tuka e Rafa pelas entrevistas, obrigada pela Humildade.


É isso ai... Muito obrigada pelos comentários e visitas ao Blog...
Nós estamos cada dia correndo atrás de novidades e conhecimento.

Beijos a todas as Marias e amigos.


"Que deus ajude quem corre atrás, não quem fala que faz, quem faz acontecer"



Dona Maria- donamariablog@gmail.com

2 comentários:

  1. POww! Ficou da hora!
    Obrigada mais uma vez de coração, pela força, pelo apoio, pela admiração!
    E é isso aih, PAz, POSItiVIdADE!!
    Cabeça erguida e a humildade como companhia sempre!
    Tô Adorando demais o blo gde vcs e admiro muito o trabalho de vcs!
    Pra galera do Hip HOp e pra essa Maria muito Querida que eh Rafa, MUIIIIIITAAAA DANÇAAAA!!

    ResponderExcluir
  2. e ai galera sou bruno vieira tenho 21 anos, danço hip hop a 9 anos, sou professor e coreografo do grupo hip hop universe grupo infantil e bailarino do grupo hip hop soul...

    ter anos de dança nao quer dizer que voce sabe tudo, cada dia q passa vc aprende coisas novas com pessoas novas, e vc dança , dance pra vc mesmo nao para os outros...
    Humildade sempre!

    ResponderExcluir